Labioplastia (Ninfoplastia)/Lipoaspiração do Monte Vênus/Cirurgia dos grandes lábios

A cirurgia íntima tem melhorado a qualidade de vida, a sexualidade e a auto-imagem de muitas mulheres. Realizada na região genital, ela corrige esteticamente problemas como flacidez dos grandes lábios vaginais ou hipertrofia(aumento) dos pequenos lábios vaginais, excesso de gordura no púbis e outros.
A cirurgia íntima, que muda o contorno e o tamanho da vagina e da vulva (à parte de fora do órgão genital feminino, que inclui pequenos e grandes lábios), vem conquistando rapidamente adeptas.Esse tipo de cirurgia pode ser feito com anestesia local e sedação ou raqui-anestesia e, normalmente, a paciente recebe alta no mesmo dia. O pós-operatório é tranquilo e sem dor, mas pode surgir edema (inchaço), equimoses e hematomas na região. Esses sintomas tendem a diminuir gradativamente durante os primeiros 15 dias. Pode ocorrer também redução na sensibilidade do local durante o mesmo período. A vida sexual pode ser retomada em 30 dias.

intima

Ninfoplastia (ou labioplastia):

É indicado para mulheres com problemas como pequenos lábios vaginais volumosos e salientes e grandes lábios vaginais caídos ou murchos ,principalmente, após o envelhecimento.
A cirurgia realizada nos pequenos lábios da vulva inclui a retirada de parte da pele excedente. É possível utilizar a mesma técnica nos grandes lábios. As suturas são feitas com fios absorvíveis,ou seja,não precisam ser retirados no pós-operatório, dando mais conforto à paciente. A cirurgia pode levar de uma a duas horas e é feita com anestesia local e sedação ou raqui-anestesia. O tempo de internação varia de 12 à 24 horas .
A cirurgia realizada nos grandes lábios da vulva é indicada para corrigir a flacidez vaginal. Em geral, é feita em mulheres mais maduras. A correção é realizada através do enxerto de gordura da própria paciente, restaurando o volume dos lábios e recuperando a anatomia da região.

Lipoaspiração do púbis (Monte de Vênus):

É indicado a mulheres com excesso de gordura depositado no púbis, tornando a região excessivamente volumosa.
Uma lipoaspiração é realizada para retirar o excesso de gordura, reduzindo, assim, o volume da região do púbis. O procedimento é feito através de pequenas incisões laterais e externas na região da vulva. A cirurgia pode levar de uma a duas horas e é feita com anestesia local e sedação ou peridural. O tempo de internação varia de 08 à 24 horas.

PERGUNTAS FREQUENTES SOBRE NINFOPLASTIA

1.O que causa hipertrofia nos pequenos lábios vaginais?
Na maioria das vezes é genético/ congênito, podendo ser também pelo uso contínuo de anabolizantes. Isso pode levar ao aumento do clitóris e dos pequenos lábios vaginais corrigido apenas por intervenção cirúrgica.

2.Essa cirurgia pode trazer algum risco a sensibilidade da mulher?
Existem relatos de pacientes que dizem que seu desejo sexual aumentou após a cirurgia,pois ,com a retirada do excesso de pele dos pequenos lábios ocorre uma maior exposição do clitóris (área responsável pelo prazer feminino) e a paciente sente menos dor na relação sexual ,causados também por esse excesso de pele . Além disso,a mulher se sente mais a vontade com a nova estética do seu órgão genital.

3.Como é o pré-operatório?
Qualquer mulher com mais de 18 anos que não esteja satisfeita com seu órgão genital pode submeter-se à cirurgia. O pré-operatório é igual ao de qualquer outra cirurgia.
Entre cuidados que devem ser tomados antes da cirurgia: evitar cigarro e medicamentos como o ácido acetilsalisílico.

4.Quanto tempo dura o procedimento ?
Essa intervenção dura de 60 à 90 minutos , podendo também ser associada á outras cirurgias

5.Como é feita a cirurgia?
Por meio de um corte nos pequenos lábios o médico retira o excesso de pele e prossegue a sutura com fio absorvível, não sendo, portanto, necessário retirá-lo no pós-operatório. A paciente recebe alta no mesmo dia.

6.E como é o pós-operatório?
Repouso por dois dias, em casa. Esforços físicos têm que ser evitados durante quinze dias. Os pontos caem sozinhos. Relações sexuais só após quatro semanas.

PERGUNTAS FREQUENTES SOBRE LIPOASPIRAÇÃO DO MONTE DE VÊNUS:

1.Como é essa cirurgia?
Existem mulheres que tem excesso de gordura na região do púbis, podendo ser feita uma mini-lipoaspiração nessa região.

2. Como é feita essa cirurgia?
São necessárias duas ou três incisões no púbis para aspirar à gordura com seringas especiais. Fecha-se o corte com um esparadrapo ou com um ponto, sendo feita com anestesia local mais sedação, tempo de cirurgia aproximadamente uma hora.

3. Como é o pré–operatório?
Qualquer mulher com mais de 18 anos que não esteja satisfeita com seu órgão genital, pode submeter-se a cirurgia. O pré-operatório é igual ao de qualquer outra cirurgia.
Entre os cuidados que devem ser tomados antes da cirurgia: evitar cigarro e medicamentos como ácido acetilsalisílico.

4. Existe algum risco de perder a sensibilidade no local?
Durante o período de evolução da cirurgia, cerca de seis meses, pode haver uma redução da sensibilidade do Monte de Vênus, mas ela tende a voltar ao normal gradativamente. A sensibilidade do clitóris fica intacta, portanto, o prazer sexual não será prejudicado.

5. Poderei ter filhos após a cirurgia?
Sim, mas é recomendado esperar de seis meses a um ano para engravidar. A gestação não será prejudicada.

6. O resultado final é imediato?
Não. O resultado final de qualquer cirurgia plástica só aparece definitivamente após pelo menos seis meses.

7. Quando poderei voltar a praticar exercícios físicos?
Um mês após a cirurgia, mas são permitidas apenas atividades menos intensas. Esportes de contato devem ser evitados por cerca de 3 meses.

8. Quanto tempo devo esperar para ter relações sexuais?
Devem-se evitar relações sexuais por pelo menos 21 dias. É recomendado o uso de lubrificantes genitais no primeiro mês.

9. Existe algum outro tipo de cirurgia feito no órgão genital?
Existe também o chamado” murchamento” vaginal, que acomete as mulheres após a menopausa. Quando os grandes lábios vaginais estão “murchos” e flácidos pode ser feito preenchimento de gordura aspirada de outra região do corpo.