A cirurgia para correção de deformidades na orelha externa é chamada de otoplastia. Estas deformidades podem ser de origem genética, traumática ou causada em decorrência de outras doenças. .
A deformidade mais comum é a popularmente chamada “orelha de abano” ou orelha em abdução. Neste caso, a cirurgia é indicada para aproximar a orelha da cabeça, corrigindo, assim, a forma e o desenho da mesma.Pode-se utilizar a técnica de otoplastia também para o caso de orelhas grandes e lóbulo rasgado.
Tecnicamente, o procedimento pode ser realizado a partir dos sete anos, período em que a estrutura da orelha já está formada e com o tamanho muito próximo daquele que terá na fase adulta.

otoplastia

PERGUNTAS FREQUENTES SOBRE OTOPLASTIA

1)A cirurgia da orelha em abano deixa cicatrizes?
A cicatriz desta cirurgia é imperceptível, por localizar-se atrás da orelha, no sulco formado entre a orelha e o crânio. Além do mais, como se trata de região de pele muito fina, a própria cicatriz tende a ficar “quase inaparente”.

2)Qual o tipo de anestesia?
A anestesia local com sedação assistida é a mais utilizada, porém, pode ser escolhida a anestesia geral, principalmente em crianças,ou apenas anestesia local em adultos.

3)Qual o período de internação?
Quando se realiza apenas anestesia local com sedação a alta hospitalar se dá no mesmo dia,já quando é anestesia geral a alta ocorre 12 à 24 horas após o procedimento.

4)Quanto tempo demora o ato cirúrgico?
Geralmente em torno de 2 horas.

5)Há dor no pós-operatório?
Geralmente não. Quando houver a intercorrência de dor, poderemos combatê-la com analgésicos comuns. e se mesmo assim, a dor persistir o seu médico deverá ser informado.

6)Como é o curativo?
Faz-se a proteção da cicatriz com curativos pequenos. Protegem-se as orelhas, nos dois primeiros dias, com uma espécie de capacete, feita com algodão e ataduras, a fim de evitar traumatismos locais, principalmente, durante o sono.Posteriormente, é necessário a utilização ,por 15 dias,de uma faixa própria para o pós operatório dessa cirurgia.

7)Quando são retirados os pontos? Há dor?
Normalmente usamos fios que são absorvidos pelo organismo não sendo necessária a retirada dos pontos, porém ,quando são usados fios que necessitam serem retirados, este acontece em torno do 10º dia. Não existe dor na retirada dos pontos.

8)Em quanto tempo se atingirá o resultado definitivo?
Assim que se retira o curativo já teremos em torno de 80 % do resultado almejado. Após 12 semanas, o resultado será definitivo.

9)Há o risco de “voltar o problema do abano” após a cirurgia?
Desde que devidamente conduzida à cirurgia, o resultado será definitivo. Convém salientar que, uma leve assimetria poderá permanecer após a cirurgia, pois, mesmo as pessoas não operadas e que tenham orelhas ditas “normais”, não apresentam simetria

10)Qual é a idade mínima para a realização dessa cirurgia?
A partir dos 7 anos é possível fazer a otoplastia, porque a fase de crescimento da orelha deve terminar em torno desta idade.Além disso,a criança,terá a garantia de não sofrer preconceitos(“bullying”) , que podem ser traumatizantes.

11)O cabelo atrapalha a ação do cirurgião? Precisarei cortá-lo?
Não. Muito pelo contrário, além de não atrapalhar, o cabelo longo ajuda a disfarçar a fase de inchaço e de evolução da cicatriz.

12)Qual é a posição correta para dormir?
Mantenha o rosto sempre virado para cima, nunca para o lado, porque as orelhas não podem apoiar-se no travesseiro. É recomendado o uso de uma faixa elástica para protegê-las. Evite dormir de lado por pelo menos 45 dias.

13)Quando poderei voltar à vida normal?
No dia seguinte. Deve-se evitar, porém, exercícios físicos por 21 dias. Esportes de contato e com bola devem esperar no mínimo 2 meses.

RECOMENDAÇÕES SOBRE OTOPLASTIA

RECOMENDAÇÕES PRÉ-OPERATÓRIO:

  • Comunicar-se conosco até a véspera da cirurgia, em caso de gripe, infecções, etc.
  • Obedecer ao horário estabelecido para internação.
  • Em caso de anestesia geral, manter-se em jejum por um período de 8h antes.
  • Lavar os cabelos na véspera.
  • Se você tiver cabelos compridos, não deverão ser cortados e sim mantidos até um período posterior à cirurgia. Isto ajuda disfarçar a área operada, nos primeiros dias.

*Informar ao seu médico as medicações que esteja utilizando, algumas delas poderá ser suspensas antes da cirurgia.

*Ler , compreender e assinar o TERMO DE CONSENTIMENTO INFORMADO ,cujo o propósito é essencialmente o de informar, garantindo ao paciente uma atitude ética e digna por parte do seu cirurgião plástico.

RECOMENDAÇÕES PÓS-OPERATÓRIO:

  • Evitar sol, friagem, vento e traumatismos locais por um período de 30 dias.
  • Comparecer ao consultório para controle pós-operatório, nos dias indicados .
  • Obedecer à prescrição médica.
  • Poderá retornar às atividades escolares, profissionais, etc, 07 dias após a cirurgia.
  • Dieta livre.
  • Deverá usar proteção nas orelhas (faixa própia para otoplastia ) durante 24 horas por dia 15 dias, e quando for dormir nas 2 semanas seguintes, sem contudo exercer pressão excessiva.