Antes de qualquer coisa, que seja esclarecido: Toxina botulínica (Botox®) não é preenchimento. Existem dois tipos de rugas, as dinâmicas e as estáticas. As dinâmicas são as famosas rugas de expressão, as quais notamos quando rimos, choramos, nos irritamos, etc. Elas sim são tratadas com toxina botulínica( leia mais no link toxina botulínica) .
Já as técnicas de preenchimento foram criadas para a correção de rugas estáticas,ou seja, aquelas que já existem com o rosto em repouso, sem a contração dos músculos facias. O preenchimento cutâneo é uma técnica desenvolvida para a suavização de sulcos, rugas e cicatrizes mais profundas e permanentes. Esse tratamento consiste na injeção de substâncias de diferentes tipos. Existem aqueles em que se utilizam as permanentes, outros as semipermanentes e, finalmente, as absorvíveis.
As principais substâncias utilizadas para o preenchimento são o ácido hialurônico e a hidroxiapatita de cálcio ( Radiesse ).O procedimento é feito no consultório, por ser rápido e porque na maioria das vezes não necessita de anestesia.
A maior causa das rugas estáticas é o envelhecimento intrínseco, aquele que não podemos evitar. É progressivo e vem com a maturidade. Mas fatores externos podem agravar esse envelhecimento, como a exposição ao sol e o tabagismo
Os preenchimentos tem se tornado importantes aliados no rejuvenescimento facial. Devido à perda de volume do rosto e diminuição de elasticidade e hidratação da pele com o envelhecimento, a face pode apresentar rugas, sulcos e depressões em áreas específicas.

Os principais usos dos preenchedores são:
– Aumento do volume dos lábios
– Melhora do contorno dos lábios
– Diminuição do “bigode chinês” (sulco nasogeniano)
– Diminuição de “pés-de-galinha” (rugas periorbitais)
– Diminuição de rugas em “código de barras” (rugas periorais)
– Diminuição de rugas entre as sobrancelhas (rugas glabelares)
– Diminuição de rugas da testa (linhas de expressão)

preenchimento

PREENCHIMENTO FACIAL E DAS  MÃOS – O PROCEDIMENTO:

Após criteriosa avaliação, o cirurgião plástico determina junto com o paciente os objetivos e locais a serem tratados. A aplicação do preenchedor é feita em caráter ambulatorial, sendo realizada com anestesia local, através da infiltração da substância preenchedora e dura em torno de 20 minutos. Pode ser associada a outros procedimentos, como Botox® (toxina botulínica), cirurgia de pálpebra ou cirurgia de face. Um discreto incômodo no local de aplicação é normal, porém, passageiro e a maioria dos pacientes retorna às suas atividades imediatamente. O procedimento é contra-indicado para pacientes com doenças auto-imunes, mulheres grávidas ou em fase de amamentação. Efeitos colaterais são incomuns mas podem incluir reações alérgicas, vermelhidão, inchaço ou reativação de herpes.

Os principais preenchedores são:
– Ácido hialurônico (Restylane® / Juvederm®/XHA-3): é uma substância produzida naturalmente pelo corpo e age pela absorção de água, como se fosse uma esponja, e portanto aumenta o volume do local injetado dando uma aparência suave e rejuvenescida. A duração média é de 9 a 12 meses.
– Hidroxiapatita de cálcio (Radiesse®): aumenta o volume do local injetado e serve como estrutura para produção de colágeno pela própria pele. É o único preenchedor que promove aumento de volume imediato e estimula o organismo a produzir seu próprio colágeno. Os resultados podem durar 12 A 24 meses.É utilizado como preenchedor na face e no dorso das mãos.
Os bons resultados obtidos são aqueles em que os pacientes tem aspectos naturais.
A duração dos resultados depende de diversos fatores como idade, local e substância aplicada. Em geral o efeito final é observado em 15 dias e tem duração de 9 à 18 meses.

PERGUNTAS FREQUÊNTES SOBRE PREENCHIMENTO FACIAL:

1)Para que serve os preenchedores faciais?
O preenchimento facial é um procedimento para embelezamento e reestruturação da pele envelhecida. O ácido hialurônico é uma das substâncias mais usadas para esta finalidade. Ele preenche rugas e sulcos, além de melhorar o contorno facial. Pode também ser utilizado para aumentar o volume dos lábios.A hidroxiapatita de cálcio ( Radiesse) é bastante utilizada para preencher o dorso da mão, diminuindo os sinais de envelhecimento da mesma e na região malar ( “maça do rosto”).

2)Quais as substância utilizadas para o preenchimento?
Existem no mercado brasileiro basicamente 2 tipos de preenchedores á saber:um considerado permanente (ex.:PMMA-Polimetilmetacrilato),que possue componentes que não se degradam,ou seja, permanecem em nosso organismo indefinidamente ,tendo exelente durabilidade a longo prazo,porém estão associados a incidência aumentada de efeitos adversos como a formação de granulomas(“caroços”) na pele de difícil resolução, extrusão do produto e reação alérgica ; e há também os produtos absorvíveis(ex.:ácido hialurônico / hidroxiapatita de cálcio – RADIESSE), cujo o produto é degradado pelo próprio organismo, tendo duração de efeito mais curto,porém,se associam a mínimos efeitos adversos.

3)Quais as principais aplicações dos preenchedores?

-Volumizar o sulco nasogeniano ( “bigode chinês”);
-Dar contorno e volume aos lábios;
-Aumentar o volume malar (“maça do rosto”);
-Melhorar o contorno facial;
-Tratamento da olheira e depressão do canal lacrimal;
-Rejuvenescimento do dorso das mãos;
-Remodelação nasal;
-Restabelecer o volume das têmporas;
-Volumizar cicatrizes deprimidas;
-Tratar flacidez do lóbulo de orelha.

4)Como age o ácido hialurônico?
O acido hialurônico preenche o espaço entre as células e, em função da sua capacidade de atrair água para o local em que foi aplicado, ele melhora não só as rugas e sulcos como também a hidratação da pele.

5)Como é feito o preenchimento facial?
O procedimento é efetuado em consultórios e clínicas, com anestesia local ou simplesmente tópica, com agulhas ou cânulas. Como existem diversas formas de aplicações – desde a derme superficial, derme profunda e até o tecido subcutâneo -, existem inúmeros calibres e diversas dimensões de agulhas e cânulas para estas formas de aplicação.Não há necessidade do paciente se afastar da suas atividades diárias.

6)Quantas sessões são necessárias para se ter uma bom resultado?
Normalmente uma sessão é suficiente, mas caso os resultados ainda não estejam satisfatórios, é possível fazer um retoque. Os efeitos do preenchimento facial com ácido hialurônico aparecem logo após o tratamento, mas se tornam mais visíveis duas semanas após a sessão, momento em que o inchaço do rosto e do lábio é amenizado.

7)Quanto tempo dura o efeito do produto?
O ácido hialurônico não é permanente e pode ficar no local de aplicação por 9 à 12 meses, sendo reabsorvido paulativamente pelo organismo.Já a hidroxiapatita de cálcio( Radiesse) possui um tempo de duração um pouco maior, em torno de 18 à 24 meses.

8)Quais pessoas não podem realizar o procedimento?
Portadores de doenças auto-imunes em atividade, como o Lúpus Eritematoso Sistêmico, grávidas, mulheres em processo de amamentação, pessoas imunossuprimidas, pessoas com alergia a qualquer componente da formulação e com inflamação ou infecção no local a ser tratado não devem submeter-se a estes procedimentos.

9)Quais cuidados se devem ter após o preenchimento facial?
Recomenda-se evitar massagens no local da aplicação nas seis horas posteriores ao preenchimento facial. Depois desse período o paciente está liberado para realizar limpeza suave, aplicar proteção solar e maquiagens.É recomendado também evitar atividades físicas nas 24 horas após o procedimento.

10)Qual o custo do procedimento?
Os custos para se realizar um preenchimento facial depende basicamente dos locais onde serão realizados as aplicações, da quantidade de produto que será necessário para preencher a área tratada e do tipo de produto utilizado.O procedimento deverá ser realizado por médico capacitado,com conhecimento em anatomia facial.geralmente cirurgiões plásticos ou dermatologistas.