A toxina botulínica é uma toxina produzida por uma bactéria. Esse medicamento é inofensivo e totalmente eliminado do organismo após um determinado período. Foi usado durante muito tempo para melhorar o problema de espasmo de músculos faciais .
Para o rejuvenescimento, em Cirurgia Plástica, são injetadas microgotas de toxina botulínica com uma agulha minúscula no músculo que está sob a ruga. Quando injetada a toxina bloqueia o impulso do nervo para alcançar aquela determinada área e, como resultado, provoca um relaxamento muscular. As rugas da pele com isso suavizam gradualmente e com freqüência desaparecem. O efeito do medicamento ocorre somente na área próxima à injeção e os músculos relacionados a outras expressões não são afetados. Os resultados são observados em geral dentro de, no máximo, cinco dias.
A dor associada às injeções é mínima. A maioria dos pacientes compara a sensação a uma picada de inseto. O anestésico local injetável não é necessário, podendo-se usar, eventualmente para obter maior conforto, um anestésico creme ou mesmo crioterapia (aplicação de gelo). As aplicações são rápidas e o paciente pode retornar as suas atividades normalmente no mesmo instante. É um método simples, seguro e efetivo para melhorar as linhas de expressão facial. Os únicos possíveis efeitos colaterais são temporários e se localizam na área da injeção.
Para cada expressão da face, diferentes músculos são contraídos para gerar o que chamamos de mímica facial. Com o passar dos anos, essas expressões tendem a causar rugas. A toxina botulínica age provocando relaxamento muscular e por isso tem sido usado com grande sucesso para diminuir rugas de expressão. Também tem sido utilizado de forma preventiva, minimizando os efeitos do envelhecimento.

botox

As principais áreas de uso da toxina botulínica são:

  • Rugas horizontais da testa (linhas de expressão)
  • Rugas entre as sobrancelhas (rugas glabelares)
  • Rugas ao redor dos olhos (“pés-de-galinha”)
  • Elevação das sobrancelhas e correção de assimetria entre elas
  • Elevação da ponta nasal
  • Elevação do canto da boca
  • Rugas do pescoço (bandas platismais)
  • Tratamento de hiperidrose (suor excessivo em axilas, mãos e pés)
  • Tratamento de enxaqueca

Os efeitos da toxina botulínica normalmente duram em média de 4 à 6 meses, dependendo da espessura do músculo de cada pessoa, sendo que assim que o efeito tiver passado é possível ser realizada nova aplicação sem qualquer tipo de dano a saúde. A duração do efeito varia de paciente a paciente e pode ser mais duradoura em pacientes com mais de 65 anos de idade. Está contra-indicada a aplicação do produto em mulheres grávidas ou pacientes que tenham doença neurológica.
A vantagem da toxina botulínica é a eliminação de rugas da face sem ser preciso fazer uma cirurgia plástica ou pelo menos adiá-la por muito tempo e pode ser aplicado em quase todas as pessoas independente da idade e sexo. Feito sem anestesia, não necessita internação e centro cirúrgico. O fato de ser praticamente indolor e com efeitos totalmente naturais sem afastar a pessoa do seu trabalho, torna a aplicação de toxina botulínica um recurso muito procurado por pessoas de todos os sexos e idades.

TOXIMA BOTULÍNICA – O PROCEDIMENTO:

Para fazer a aplicação da toxina botulínica o cirurgião plástico determinará junto com o paciente quais áreas do rosto serão abordadas. Pode ser aplicado creme anestésico, porém ,como são utilizadas agulhas muito finas as injeções causam pouca dor. São feitos vários pontos de infiltração e o procedimento todo dura em torno de 20 minutos. A aplicação é feita em caráter ambulatorial e pode ser associada a outros procedimentos, como preenchimentos, peelings, cirurgias de pálpebra ou cirurgias de face. Logo após recomenda-se não fazer exercícios físicos ou deitar pelo período de 04 horas. As contra-indicações são alergia ao produto, infecções locais, pacientes grávidas ou em fase de amamentação e com doenças neurológicas.

PERGUNTAS FREQUÊNTES SOBRE  A TOXINA BOTULÍNICA:

1)O que é a toxina botulínica?
É uma neurotoxina purificada e isolada produzida pela fermentação de uma bactéria conhecida como Clostridium botulinum, sendo posteriormente utilizada na prática médica, tanto para fins reparadores, como na paralisia facial e blefaroespasmo, quanto para fins estéticos.
O BOTOX, como todo mundo fala, é na verdade uma marca registrada da toxina botulínica do tipo A, do laboratório Allergan. Mas existem outros produtos no mercado com diferentes nomes comerciais, entre eles os mais conhecidos são: XEOMIN, PROSIGNE E DYSPORT, todos possuindo a mesma toxina botulínica do tipo A, apresentando portando, a mesma utilização na medicina.

2) Como age a toxina botulínica no organismo?
Ela provoca um bloqueio temporário da atividade muscular, causando assim, uma paralisia do músculo no local onde foi administrada. Nas axilas ela age diminuindo a ação das glândulas sudoríparas diminuindo assim a produção do suor.

3) Quando está indicado a sua aplicação?
.Suavizar as linhas da testa, o vinco entre as sobrancelhas e os pés-de-galinha.
• Levantar os cantos da boca.
• Arquear as sobrancelhas.
• Melhorar as rugas no colo e no pescoço.
• Arrebitar levemente a ponta do nariz.
• Disfarçar a gengiva aparente ao sorrir.
• Combater o excesso de suor nas axilas
• Tratar dores de cabeça e distúrbios da articulação da mandíbula (a Anvisa ainda não aprovou o uso para esse fim).

4)A toxina botulínica pode ser usada em quais tipos de rugas?
A medicina recorre a essa técnica para suavizar as rugas dinâmicas – ou seja, aquelas que ficam muito marcadas devido à movimentação dos músculos da face, como as da testa e os pés-de-galinha. Para as linhas evidentes quando o rosto está parado (o bigode chinês, por exemplo), há outros recursos, como o preenchimento à base de ácido hialurônico ou hidroxiapatita de cálcio (RADIESE)

5)O rosto pode ficar sem expressão?
Não necessariamente. A forma de usar a substância evoluiu muito – há alguns anos, dava, sim, um visual “congelado”. A tendência agora é deixar a aparência bastante natural. Isso vai depender da quantidade do material injetado em cada região e da técnica e senso estético do cirurgião plástico. Por isso, faz toda diferença optar por um especialista que tenha experiência no método e que avalie o seu rosto de forma individual, já que não há uma receita única para a aplicação da substância.

6)Posso sentir muita dor no procedimento?
A paciente irá sentir as picadas da agulha, mas quem já realizou o procedimento diz que é suportável. As pessoas com maior sensibilidade dolorosa podem recorrer a um creme anestésico para passar sobre a pele antes da injeção.

7)Quanto tempo depois da aplicação do produto poderei voltar para as minhas atividades diárias?
Após a realização do procedimento recomenda-se um repouso relativo,ou seja, o paciente não poderá deitar ou abaixar a cabeça por um período de 4 horas, evitando-se assim que o produto aplicado se espalhe para alguma região não desejada.Após esse período o paciente estará liberado para realizar qualquer atividade diária.Portanto,o paciente não precisará se afastar de suas atividades profissionais.

8)Quanto tempo após a aplicação poderei ver o resultado?
O efeito começa a ser observado entre 48 a 72 horas, mas o resultado final aparece mesmo depois de duas semanas. Entre o sétimo e o décimo quarto dia, o médico poderá marcar um retorno para verificar a necessidade de um retoque – pode haver a permanência da ruga entre as sobrancelhas ou assimetria entre elas, por exemplo.

9)O resultado do procedimento é permanente?
Não. As estatísticas apontam para uma média entre quatro e seis meses de durabilidade, dependo da resposta individual do paciente, da quantidade da substancia utilizada e da forma de aplicação. Após o retorno da atividade muscular pode ser realizado novamente o procedimento.

10)Qualquer pessoa pode realizar o procedimento?
Não. A aplicação da toxina botulínica é contra-indicada em pacientes com doenças neuromusculares, gestantes, lactantes e indivíduos com hipersensibilidade a qualquer componente da fórmula. Além disso, a toxina pode ter a sua ação diminuída em paciente que estejam utilizando determinados tipos de antibióticos.

11)Porque tem sido tão procurado o procedimento?
A aplicação da toxina botulínica tem a vantagem de eliminar as rugas da face, principalmente do seu terço superior, sem ser preciso realizar uma cirurgia plástica, ou pelo menos adiá-la, podendo ser aplicado em quase todas as pessoas, além disso, não há necessidade de internação, é praticamente indolor e não há necessidade de afastamento do trabalho, tornando a aplicação da toxina um recurso muito procurado por pessoas de todos os sexos e idades.