As principais áreas de uso da toxina botulínica são:
- Rugas horizontais da testa (linhas de expressão)
- Rugas entre as sobrancelhas (rugas glabelares)
- Rugas ao redor dos olhos (“pés-de-galinha”)
- Elevação das sobrancelhas e correção de assimetria entre elas
- Elevação da ponta nasal
- Elevação do canto da boca
- Rugas do pescoço (bandas platismais)
- Tratamento de hiperidrose (suor excessivo em axilas, mãos e pés)
- Tratamento de enxaqueca
Os efeitos da toxina botulínica normalmente duram em média de 4 à 6 meses, dependendo da espessura do músculo de cada pessoa, sendo que assim que o efeito tiver passado é possível ser realizada nova aplicação sem qualquer tipo de dano a saúde. A duração do efeito varia de paciente a paciente e pode ser mais duradoura em pacientes com mais de 65 anos de idade. Está contra-indicada a aplicação do produto em mulheres grávidas ou pacientes que tenham doença neurológica.
A vantagem da toxina botulínica é a eliminação de rugas da face sem ser preciso fazer uma cirurgia plástica ou pelo menos adiá-la por muito tempo e pode ser aplicado em quase todas as pessoas independente da idade e sexo. Feito sem anestesia, não necessita internação e centro cirúrgico. O fato de ser praticamente indolor e com efeitos totalmente naturais sem afastar a pessoa do seu trabalho, torna a aplicação de toxina botulínica um recurso muito procurado por pessoas de todos os sexos e idades.
TOXIMA BOTULÍNICA – O PROCEDIMENTO:
Para fazer a aplicação da toxina botulínica o cirurgião plástico determinará junto com o paciente quais áreas do rosto serão abordadas. Pode ser aplicado creme anestésico, porém ,como são utilizadas agulhas muito finas as injeções causam pouca dor. São feitos vários pontos de infiltração e o procedimento todo dura em torno de 20 minutos. A aplicação é feita em caráter ambulatorial e pode ser associada a outros procedimentos, como preenchimentos, peelings, cirurgias de pálpebra ou cirurgias de face. Logo após recomenda-se não fazer exercícios físicos ou deitar pelo período de 04 horas. As contra-indicações são alergia ao produto, infecções locais, pacientes grávidas ou em fase de amamentação e com doenças neurológicas.
PERGUNTAS FREQUÊNTES SOBRE A TOXINA BOTULÍNICA:
1)O que é a toxina botulínica?
É uma neurotoxina purificada e isolada produzida pela fermentação de uma bactéria conhecida como Clostridium botulinum, sendo posteriormente utilizada na prática médica, tanto para fins reparadores, como na paralisia facial e blefaroespasmo, quanto para fins estéticos.
O BOTOX, como todo mundo fala, é na verdade uma marca registrada da toxina botulínica do tipo A, do laboratório Allergan. Mas existem outros produtos no mercado com diferentes nomes comerciais, entre eles os mais conhecidos são: XEOMIN, PROSIGNE E DYSPORT, todos possuindo a mesma toxina botulínica do tipo A, apresentando portando, a mesma utilização na medicina.
2) Como age a toxina botulínica no organismo?
Ela provoca um bloqueio temporário da atividade muscular, causando assim, uma paralisia do músculo no local onde foi administrada. Nas axilas ela age diminuindo a ação das glândulas sudoríparas diminuindo assim a produção do suor.
3) Quando está indicado a sua aplicação?
.Suavizar as linhas da testa, o vinco entre as sobrancelhas e os pés-de-galinha.
• Levantar os cantos da boca.
• Arquear as sobrancelhas.
• Melhorar as rugas no colo e no pescoço.
• Arrebitar levemente a ponta do nariz.
• Disfarçar a gengiva aparente ao sorrir.
• Combater o excesso de suor nas axilas
• Tratar dores de cabeça e distúrbios da articulação da mandíbula (a Anvisa ainda não aprovou o uso para esse fim).
4)A toxina botulínica pode ser usada em quais tipos de rugas?
A medicina recorre a essa técnica para suavizar as rugas dinâmicas – ou seja, aquelas que ficam muito marcadas devido à movimentação dos músculos da face, como as da testa e os pés-de-galinha. Para as linhas evidentes quando o rosto está parado (o bigode chinês, por exemplo), há outros recursos, como o preenchimento à base de ácido hialurônico ou hidroxiapatita de cálcio (RADIESE)
5)O rosto pode ficar sem expressão?
Não necessariamente. A forma de usar a substância evoluiu muito – há alguns anos, dava, sim, um visual “congelado”. A tendência agora é deixar a aparência bastante natural. Isso vai depender da quantidade do material injetado em cada região e da técnica e senso estético do cirurgião plástico. Por isso, faz toda diferença optar por um especialista que tenha experiência no método e que avalie o seu rosto de forma individual, já que não há uma receita única para a aplicação da substância.
6)Posso sentir muita dor no procedimento?
A paciente irá sentir as picadas da agulha, mas quem já realizou o procedimento diz que é suportável. As pessoas com maior sensibilidade dolorosa podem recorrer a um creme anestésico para passar sobre a pele antes da injeção.
7)Quanto tempo depois da aplicação do produto poderei voltar para as minhas atividades diárias?
Após a realização do procedimento recomenda-se um repouso relativo,ou seja, o paciente não poderá deitar ou abaixar a cabeça por um período de 4 horas, evitando-se assim que o produto aplicado se espalhe para alguma região não desejada.Após esse período o paciente estará liberado para realizar qualquer atividade diária.Portanto,o paciente não precisará se afastar de suas atividades profissionais.
8)Quanto tempo após a aplicação poderei ver o resultado?
O efeito começa a ser observado entre 48 a 72 horas, mas o resultado final aparece mesmo depois de duas semanas. Entre o sétimo e o décimo quarto dia, o médico poderá marcar um retorno para verificar a necessidade de um retoque – pode haver a permanência da ruga entre as sobrancelhas ou assimetria entre elas, por exemplo.
9)O resultado do procedimento é permanente?
Não. As estatísticas apontam para uma média entre quatro e seis meses de durabilidade, dependo da resposta individual do paciente, da quantidade da substancia utilizada e da forma de aplicação. Após o retorno da atividade muscular pode ser realizado novamente o procedimento.
10)Qualquer pessoa pode realizar o procedimento?
Não. A aplicação da toxina botulínica é contra-indicada em pacientes com doenças neuromusculares, gestantes, lactantes e indivíduos com hipersensibilidade a qualquer componente da fórmula. Além disso, a toxina pode ter a sua ação diminuída em paciente que estejam utilizando determinados tipos de antibióticos.
11)Porque tem sido tão procurado o procedimento?
A aplicação da toxina botulínica tem a vantagem de eliminar as rugas da face, principalmente do seu terço superior, sem ser preciso realizar uma cirurgia plástica, ou pelo menos adiá-la, podendo ser aplicado em quase todas as pessoas, além disso, não há necessidade de internação, é praticamente indolor e não há necessidade de afastamento do trabalho, tornando a aplicação da toxina um recurso muito procurado por pessoas de todos os sexos e idades.