1.O que significa dermolipectomia da coxa?
Dermo = pele; Lipo = gordura; Ectomia = retirada. Portanto, é a retirada de pele e gordura da coxa.
2.A cicatriz deixada pela dermolipectomia da coxa é muito perceptível?
A sutura feita nesse tipo de cirurgia é na prega da virilha estendendo-se até o sulco subglúteo, portanto fica confundida entre os sulcos das duas áreas. Somente nos casos em que há grande excesso de pele o corte pode ser maior, estendendo-se na face interna da coxa, da virilha até próximo a face interna do joelho.
3.Como se dá a evolução da cicatriz?
Dá-se em três fases: o período imediato, no qual ela se apresenta pouco visível, o período mediato, até o sexto mês após a cirurgia, quando ocorrerá a mudança de cor de vermelha para marrom e um espessamento gradativo; e o período tardio, do sexto ao décimo segundo mês, que é aquele em que a cicatriz começa a se tornar mais clara e fina, atingindo aos poucos o aspecto definitivo.
4.O resultado definitivo é imediato?
Não. Nenhuma cirurgia plástica apresenta os resultados definitivos ao final do procedimento. É recomendada a espera de seis meses para as coxas chegarem a sua forma definitiva. Nos primeiros meses, há uma diminuição da sensibilidade da raiz da coxa, que, gradativamente, volta ao normal. O programa estético da clínica deve ser seguido à risca, já que a drenagem linfática acelera o processo de recuperação e, conseqüentemente, dos resultados finais.
5.Existe risco na dermolipectomia da coxa?
Toda cirurgia plástica, assim como qualquer procedimento cirúrgico, envolve um risco. Este risco é minimizado quando os pré-requisitos de segurança para a realização da cirurgia são respeitados.
6.Que tipo de anestesia é utilizado na dermolipectomia?
Tanto a anestesia geral quanto a raqui-anestesia, dependendo do caso.
7.Quanto tempo leva a cirurgia e a internação?
A cirurgia dura em média três horas e a internação é de um dia, em casos de evolução dentro do esperado para o procedimento.
8.O médico receitará medicamentos para diminuir a dor?
Sim. Apesar de não haver dor intensa, mas próxima de um desconforto muscular, o cirurgião receita analgésicos como prevenção. Além do antibiótico, que deve ser tomado por uma semana.
9.Será necessária a troca dos curativos?
Sim. Periodicamente durante o pós-operatório os curativos devem ser trocados, priorizando a higiene, e a paciente deve utilizar uma malha compressiva por 30 à 60 dias.
10.Quando terei de voltar ao consultório para retirada dos pontos?
Se forem utilizados pontos absorvíveis, não será preciso. Entretanto, no caso da necessidade de tirar os pontos, deverá ser cerca de 2 à 3 semanas após o ato cirúrgico.
11.Existe alguma restrição em relação ao banho?
Não. Você pode e deve tomar banho 48 horas após a cirurgia. Somente recomenda-se a utilização de sabonete neutro.
*Avisar o seu médico sobre medicações que esteja utilizando,algumas delas deverão ser suspensas antes da cirurgia.
*Suspender o uso de cigarro 30 dias antes e 30 dias após o ato cirúrgico.
*Ler , compreender e assinar o TERMO DE CONSENTIMENTO INFORMADO ,cujo o propósito é essencialmente o de informar, garantindo ao paciente uma atitude ética e digna por parte do seu cirurgião plástico.